“A Essência do Eneagrama”: leitura básica

Um dos livros escritos por David Daniels é um clássico para aqueles que querem começar a estudar a ferramenta

Por Wagner Belmonte (@wbelmonte) e Bruna Sousa (@Bruuhs)

GRD_3167_essencia-eneagramaO Eneagrama é um sistema milenar de autoconhecimento que divide as pessoas em nove tipos de personalidades. Dividir, neste caso, não significa catalogar, rotular ou, pior ainda, segregar.

Há três instintos e 27 subtipos diferentes. Compreendendo os tipos principais, os instintos dominantes e os subtipos, é possível conhecer melhor a si próprio e, consequentemente, ao outro, criando, assim, uma forma mais apropriada de lidar com as situações, com as relações interpessoais e com as diferenças. A ferramenta é complexa e, para entendê-la melhor, é preciso participar de workshops ou entrevistas individuais com especialistas do assunto e ler as publicações mais importantes, como o livro do professor de psiquiatria David Daniels e da psicóloga Virginia Price, A Essência do Eneagrama.

Neste livro, Daniels e Virginia apresentam o teste de personalidade da Universidade de Stanford. Aqui, uma ressalva importante: o grau de precisão na identificação do tipo chega a quase 70%, ou seja, a cada três pessoas que se guiam exclusivamente por este teste, uma delas tem um tipo diferente daquele inicialmente imaginado. Os autores, na obra, explicam como observar o próprio modo de pensar, sentir e agir e incentivam o leitor a observar e explorar ao máximo seus pontos fortes, mostrando também as limitações e os desafios para cada um dos tipos. Conhecer a si mesmo profundamente é essencial para o crescimento e desenvolvimento humano.

ENEAJWA palavra Eneagrama é uma junção dos termos em grego enea (nove) e gramma (pontos/figura). A figura do Eneagrama é representada por nove pontos que representam cada um dos tipos de personalidade. Cada tipo – na literatura do eneagrama, você também encontrará Eneatipo, Perfil ou Traço – possui um conjunto de características próprias que devem ser melhoradas ou qualidades que podem ser valorizadas. A origem do Eneagrama vem da Antiguidade e foi introduzido no Ocidente por George I. Gurdjieff, no século XX, e divulgado por Oscar Ichazo e Cláudio Naranjo. Helen Palmer e David Daniels, um dos autores do livro, são dois dos maiores nomes da comunidade internacional do Eneagrama.

O livro de Daniel e Price, publicado no Brasil pela Editora Pensamento com o prefácio de Helen Palmer, explica o que é o Eneagrama e qual a essência da ferramenta, fala do processo de autodescoberta de acordo com cada tipo de personalidade e dá instruções para identificar o seu tipo: “No processo de descoberta do tipo, deixe a mente bem aberta. Procure não formar juízos prematuramente; ou seja, espere até ler todas as páginas de Descrição dos Tipos que você tem probabilidade de ser. Embora o Teste Essencial do Eneagrama seja bastante preciso, ele não pode garantir que você vá escolher logo de cara o tipo correto. Lembre-se que a intuição pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar você a saber qual é o seu tipo”.

2125_46521843862_675_nA segunda parte do livro consiste em auxiliar o leitor, depois de identificar o seu tipo, a começar o trabalho de autodescoberta e desenvolvimento a partir de sugestões de como agir, prever e rever o progresso pessoal e profissional de acordo com a própria personalidade. O livro dá dicas de práticas específicas para cada um dos tipos: da consciência, da ação, de programação e avaliação do progresso e da reflexão. “Essas práticas lhe darão oportunidades de tomar mais consciência do funcionamento de sua personalidade, de agir para mudar sua conduta habitual, de programar e reavaliar seu progresso enquanto ser humano e de refletir sobre o objetivo último desse progresso”. A recomendação dada por Daniel e Price é de que comecemos uma prática de cada vez e a trabalhemos por uma semana ou mais antes de passar para a segunda prática.

O teste de personalidade no livro consiste em nove parágrafos, um por tipo, e cada um deles inclui a visão de mundo geral do tipo, o estilo de atenção do tipo, as tendências mentais e emocionais dominantes, as preocupações principais e os atributos positivos do tipo. 970 pessoas foram testadas antes da publicação do livro, confirmando a validade do teste.

Facebook Twitter Pinterest Plusone Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Tumblr Posterous Email

2 Comments

  1. Já li o livro diversas vezes para sempre relembrar o que é “essencial” ao Eneagrama, conjuntamente com o material do EPTP, curso para formação profissional do autor David Daniels e Helen Palmer. Sempre indiquei, porém por um bom tempo o livro ficou esgotado. Alguém sabe informar se saiu uma nova edição ou se há algum lugar que ainda tenha para vender? Luz, Pas e Amor para todos.

  2. Já li o livro diversas vezes para sempre relembrar o que é “essencial” ao Eneagrama, conjuntamente com o material do EPTP, curso para formação profissional do autor David Daniels e Helen Palmer. Sempre indiquei, porém por um bom tempo o livro ficou esgotado. Alguém sabe informar se saiu uma nova edição ou se há algum lugar que ainda tenha para vender? Luz, Paz e Amor para todos.

Deixe um comentário

Copyright © 2013 mundoeneagrama.org · Todos Direitos Reservados · Design por Ventriloquo
Produzido por up9